top of page

Qual a ação dos antioxidantes no sêmen?

O uso das mais variadas vitaminas e minerais tem o propósito de combater as ações prejudiciais que os espermatozoides sofrem pela ação dos radicais livres. Desta forma, haveria uma melhora global na produção e na qualidade dos espermatozoides, tornando-os mais fortalecidos para cumprir o papel de fertilizar o óvulo e gerar um embrião.

 

Para este fim, existem inúmeras fórmulas de complexos vitamínicos comercializados, cada uma com diferentes tipos de substâncias e doses. Ainda não existe um consenso sobre qual seria a melhor combinação dos elementos e das doses diárias necessárias de cada um deles para combater os radicais livres e promover a melhora seminal.

Quais as vitaminas e minerais podem ser utilizadas?

Existem estudos com inúmeras substâncias, mas as mais utilizadas e prescritas para a infertilidade masculina são:
– Vitamina E;
– Vitamina C;
– Zinco;
– Selênio;
– Ácido fólico;

– Vitamina A;

– L-carnetina.

Outras substâncias ainda alvos de estudos são: Coenzima Q10, superóxido dismutase, catalase, carnitina, glutationa, pentoxifilina e N-acetil-L-cisteína.

2

1

Quais os efeitos benéficos que o uso destes suplementos visam no sêmen?

O uso destas substâncias, de forma isolada ou mais comumente em conjunto, tem o objetivo principal de combater as ações dos radicais livres, promovendo a melhora da produção de espermatozoides, com aumento da motilidade progressiva e inclusive da morfologia. Desta forma, o homem aumentaria seu potencial de fertilidade e maximizaria suas chances de engravidar a parceira. Estudos com estes complementos em experimentos in vitro (em laboratório) mostram uma melhora da qualidade do funcionamento dos espermatozoides, porém ainda não se consegue afirmar que estes benefícios possam ser também extrapolados para o seu uso in vivo (no próprio organismo). Ao contrário, existem estudos que mostram que o uso de vitaminas no ser humano possam inclusive aumentar os efeitos negativos dos radicais livres e, portanto, prejudicar ainda mais a qualidade seminal.

O uso dos suplementos pode trazer prejuízo para o sêmen ou para a saúde do homem?

Sabe-se que os radicais livres em equilíbrio no organismo são também essências para o bom funcionamento dos espermatozoides e a manutenção de sua capacidade de fertilizar um óvulo. Portanto, neste caso vale a máxima que tudo o que é em excesso não costuma ser bom para o organismo.

 

O uso excessivo de vitaminas, minerais e outras substâncias consideradas saudáveis podem sim atrapalhar o bom funcionamento dos espermatozoides, prejudicando o potencial de fertilidade do homem ao invés de ajudar. Sabe-se, por exemplo, que o uso excessivo de vitamina E pode aumentar os riscos de câncer de próstata, bem como uso em grande quantidade de vitamina C pode levar à formação de cálculos e distúrbios gastrointestinais.

ANTIOXIDANTES: VITAMINAS & MINERAIS

bottom of page