top of page
  • Foto do escritorRAFAEL NEGREIROS

Está tentando engravidar? Evite o estresse!

Atualizado: 11 de jul. de 2022

Tudo indica que altos níveis de estresse colaboram para uma diminuição das chances de gravidez.



Pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, divulgaram seu mais recente estudo sobre o assunto no American Journal of Epidemioloy.

Eles utilizaram a versão de 10 itens da escala de estresse percebida (EEP), e mediram o estresse de homens e mulheres.


Estresse e gravidez não combinam

O teste averiguou o nível de estresse à medida que os participantes qualificaram as circunstâncias da sua vida. Os termos para medir o estresse foram: imprevisível, incontrolável e avassalador. Sugestivos, não?!


Quem está tentando a gravidez deve evitar desgastes emocionais


Os itens referiam-se ao mês anterior, tendo cinco opções de resposta de 0 (nunca) a 4 (com muita frequência), até chegar ao 40. Quanto maior a pontuação total, mais alto o nível de estresse.

Casais participaram do teste, sendo que as mulheres respondiam à pesquisa bimensalmente. Ambos, homens e mulheres tinham que concluir juntos.

Após análise dos dados, constatou-se que:

Mulheres com pontuações de pelo menos 25 tinham 13% menos probabilidade de engravidar do que mulheres com pontuação abaixo de 10.

Ou seja, quanto maior o estresse, menos as chances de engravidar.

O estudo evidenciou ainda que esta associação foi mais forte em:

  • Mulheres que tentaram engravidar por não mais de dois ciclos menstruais do que mulheres que naquelas que estavam tentando por três ou mais ciclos antes de se matricular.

  • Mulheres com menos de 35 anos.

Embora esta pesquisa não prove que o estresse causa infertilidade, ela evidencia a importância de se ter orientação, suporte psicológico e cuidados com a saúde mental durante a fase de tentativas.

Ter uma equipe multidisciplinar especializada em reprodução humana é fundamental. Assim o casal tem suas dúvidas esclarecidas e acompanhamento em todas as fases desse processo.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page