Criopreservação ou congelamento de espermatozoides
O que é a criopreservação seminal?
A criopreservação de sêmen é o congelamento dos espermatozoides em nitrogênio líquido, a uma incrível temperatura de -196 °C
Para que os espermatozoides possam ser congelados com efetividade, usam-se soluções crioprotetoras, permitindo que as chances de sucesso de gravidez seja exatamente a mesma quando comparados com o uso de sêmen fresco.
A qualidade da criopreservação também depende muito da qualidade do próprio sêmen ejaculado. Amostras seminais muito ruins, especialmente aquelas com baixa motilidade progressiva, tendem a ter uma pior recuperação após o aquecimento para seu uso em técnicas de reprodução assistida.
Tratamentos oncológicos:
Tanto a quimioterapia quanto a radioterapia local da bolsa testicular ou em áreas próximas podem levar à morte das células produtoras de espermatozoides, podendo gerar tanto uma azoospermia (leia mais) transitória (por até 5 anos) quanto definitiva.
Quando maior e mais prolongada for a dose de quimioterapia, maiores são as chances de levar à ausência total e definitiva da produção de espermatozoides.
Alguns quimioterápicos são mais tóxicos para os testículos que os outros, e portanto, a escolha do tipo de quimioterapia também interfere no efeito final reprodutivo.
O mesmo é válido para a radioterapia, em que quanto maior for a dose administrada de irradiação, maior a chance do homem ficar permanentemente infértil.
Antes de cirurgias urológicas ou no retroperitoneo:
Cirurgias por via uretral para raspagem da próstata e do colo vesical podem gerar ejaculação retrógrada. Cirurgias prostáticas por câncer e cirurgias no retroperitoneo para ressecção de linfonodos podem ocasionar ausência completa de ejaculação por falha na emissão do sêmen na uretra.
Existe alguma preparação especial para a coleta de criopreservação?
Em geral, solicita-se de 3 a 5 dias de abstinência sexual, tal qual a realização de um espermograma convencional.
Deve-se solicitar também as seguintes sorologias básicas, de acordo com as regras da ANVISA
– Pesquisa para HIV sorologia
– Pesquisa para HTLV sorologia
– Pesquisa para Sífilis sorologia
– Pesquisa para Hepatite B sorologia
– Pesquisa para Hepatite C sorologia
– Pesquisa de Zika Vírus Sorologia IgM
Por quanto tempo a amostra seminal pode ficar criopreservada?
A amostra seminal pode ficar congelada indefinidamente. A ciência já tem bebês nascidos com o uso de espermatozoides congelados por mais de 20 anos. A amostra criopreservada pode ser desprezada a qualquer momento pelo paciente, bastando assinar um documento solicitando o descarte.
Em quais situações se deve criopreservar o sêmen?
A criopreservação pode ser sugerida em várias situações clínicas:
Antes da cirurgia de vasectomia:
Todo aquele paciente que deseja realizar a vasectomia pode ser orientado a colher sêmen para criopreservação, pois cerca de 6% dos homens se arrependem e desejam nova paternidade.