top of page

Biópsia Testicular

Antes de se desesperar ao receber o diagnóstico de azoospermia, homens com ausência total de espermatozoides na ejaculação, verificados por meio do exame de Espermograma, podem se beneficiar com a biópsia testicular. Por meio da biópsia testicular temos a oportunidade de conseguir encontrar espermatozoides do paciente e utilizá-lo para a fertilização dos óvulos pela técnica de ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides). Desta forma, consegue-se uma gestação com os próprios gametas do casal, evitando-se recorrer ao uso de um banco de sêmen, por exemplo

O que é biópsia testicular?

A Biopsia Testicular é uma técnica microcirúrgica para retirada de material do testículo, podendo ser realizada em ambiente ambulatorial, por cirurgião especializado e bem treinado. A biópsia testicular deve ser feita sempre com anestesia geral.
Existem dois tipos de Biópsia Testicular:

TESE (Testicular Sperm Extraction): conhecida por biópsia aberta. Nesta técnica, o cirurgião faz pequena incisão na pele do testículo (cerca de 1 cm), expondo o testículo sem extraí-lo da bolsa testicular. Procede-se com pequenas incisões no testículo em áreas diferentes, extraindo-se amostras de parênquima testicular para posterior procura de espermatozoides no laboratório.

2

1

Micro – TESE (Microsurgeral Testicular Sperm Extraction): nos casos em que o TESE não mostrou espermatozoides, o Micro- TESE pode ter um benefício. Neste procedimento, a recuperação do espermatozoide é realizada com auxílio da microscopia, expondo todo o testículo para fora da bolsa testicular e o cirurgião, pacientemente, tenta localizar áreas do testículo que possam conter ilhas de produção de espermatozoides. Esta microcirurgia potencializa a captação e minimiza o trauma operatório para o testículo. Exige exímia habilidade do cirurgião.

O material coletado pelas técnicas de biópsia testicular é enviado para análise laboratorial, onde os gametas serão detectados, separados e preparados para serem injetados dentro dos óvulos captados da esposa (técnica de ICSI).

O paciente, após a biópsia, permanece algumas horas no hospital ou na clínica, devendo permanecer em repouso em casa por 24h. É recomendado que após o procedimento, o paciente faça uso de analgésicos, antibióticos e evite esforço físico e relações sexuais por cerca de 10 dias.

CAPTAÇÃO DE ESPERMATOZOIDE DO TESTÍCULO

bottom of page